Este é um espaço livre e democrático onde qualquer condômino, proprietário ou inquilino, possa opinar, escrever e expressar seus pensamentos relativos ao Condomínio. Todos os comentários serão filtrados antes de serem enviados para postagem pelo administrador do blog. Não publicaremos quaisquer textos de cunho político-partidário ou que contenham pornografia ou ofensas.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

VIVENDO EM CONDOMÍNIOS: EVITE RECLAMAÇÕES

Viver no mesmo teto com mais de uma pessoa pode ser algo tão maravilhoso quanto complicado. Agora imagine viver em um local com outras diversas famílias. Essa é a realidade e muitas pessoas que moram em condomínios. Por mais harmoniosa que seja a convivência é sempre possível que alguns conflitos apareçam, e nessas horas é sempre melhor prevenir do que remediar.

VAZAMENTOS E INFILTRAÇÕES
Por mais moderno que seja o prédio esse é um problema que pode aparecer. O ideal é que sempre que você detectar um vazamento ou infiltração, seja no seu apartamento ou na área comum do prédio, avise imediatamente o síndico para que este possa buscar uma solução o quanto antes. Quando o vazamento for na área comum ou por conta de um cano comum, o encanamento vertical, o condomínio deve se responsabilizar e fazer os ajustes. Caso seja na área privada, encanamento horizontal, avise de imediato seu vizinho e ele terá um prazo de 10 dias para reparar o que estiver estragado, e normalmente nesses casos o síndico não interfere, apenas tem liberdade de advertir o morador culpado caso ele não solucione o problema no prazo. E se for o seu apartamento, busque solucionar o quanto antes, nada melhor que viver em paz com nossos vizinhos!

INADIMPLÊNCIA
A inadimplência acontece quando não é paga a tarifa de condomínio, é um problema muito sério que muitos não sabem, mas não afeta apenas a sindicância, mas sim todo o sistema financeiro do condomínio. Problemas financeiros pessoais nunca são bem vindos mas podem acontecer, então se você estiver passando por um, tente falar com o responsável pelo financeiro do condomínio antes de qualquer problema, procure por um acordo, fale da sua situação antes que ela intensifique e você acabe passando por inimigo.

GARAGEM
Carros mal estacionados, na vaga que não pertence, no meio do caminho. São vários os problema que podem aparecer em uma garagem de condomínio. A melhor maneira de evitar é respeitar, faça sua parte. Caso você tenha mais de um carro e apenas uma vaga, converse com os vizinhos para quem sabe alugar a vaga de outro, mas não saia roubando vagas! Todos devem ter direitos iguais e viver numa boa!

ANIMAIS
Por mais sensacional que seja ter um cãozinho em casa, as vezes eles podem ser um problemão para os vizinhos. Hoje em dia é comum que os condomínios permitam animais e até tenham uma área comum destinada para eles passearem, mas isso não quer dizer que está tudo liberado. Fale com os outros moradores e definam em reunião o que é permitido com os animais, horários para passear com eles, higiene dos locais, e até as raças e os animais que são permitidos no condomínio. Se a lei da cidade pede que seu cachorro use focinheira, dentro do condomínio ele também deve usar. Treine seu bichinho para ele não fazer bagunça enquanto você está fora de casa, assim você evita reclamações e problemas e pode viver muito bem com seu pet!

BARULHO
Esse é o grande inimigo dos condomínios, principalmente de apartamentos. Ao contrário do que muitos pensam, as grandes festas não são o principal alvo das reclamações. Segundo especialistas os ruídos do dia a dia são os mais chatos e que geram mais confusão. Sapatos, móveis arrastando, TV muito alta. Para evitar esses barulhos, crie um ambiente com isolamento acústico, um simples tapete pode ajudar e muito. No caso de crianças bagunceiras, converse sempre com o síndico e não com as crianças, deixe que as decisões e conversas sejam feitas por ele. Não tente resolver nada por conta para evitar brigas, afinal, os filhos são o grande amor de qualquer pai, e ver um estranho dando pito no seu filho não é nada agradável. Caso a reclamação seja do seu apartamento, tente resolver numa boa, chame o síndico e vizinhos para testemunharem ao seu favor.

Agora que você sabe quais são os grandes campeões de reclamação e como evitar, viva feliz e numa boa com seus vizinhos, e lembre-se, qualquer problema, não resolva por conta e muito menos com raiva, tente sempre conversar e solucionar da maneira mais pacífica possível, e sempre com o intermédio do síndico ou administradora, assim ninguém sai como vilão e as chances do problema ser resolvido são maiores.

Fonte: http://www.lojaskdblog.com.br

Editado por ZeRepolho

Nenhum comentário:

Postar um comentário