Este é um espaço livre e democrático onde qualquer condômino, proprietário ou inquilino, possa opinar, escrever e expressar seus pensamentos relativos ao Condomínio. Todos os comentários serão filtrados antes de serem enviados para postagem pelo administrador do blog. Não publicaremos quaisquer textos de cunho político-partidário ou que contenham pornografia ou ofensas.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

REUNIÕES DE CONDOMÍNIO


Você sabia que é muito importante participar das reuniões de Condomínio?
Por isso hoje a dica é muito importante para você que escolheu morar em um lugar seguro, o Condomínio. Vamos lá?

Poucas pessoas, infelizmente, participam das assembleias gerais de Condomínio. Sendo assim, uma camada muito pequena acaba dominando as tomadas de decisões.

E justamente nos Condomínios onde as participações nas reuniões são baixas, há mais condôminos insatisfeitos com a administração.

Perfis dos condôminos

Um dos motivos das reuniões de condomínios serem bastante cansativas e pouco atrativas são perfis diferentes para tomadas de decisões. Vejamos:

• Os donos da verdade;
• Os que gostam de tratar de assuntos pessoais;
• Os agressivos que não sabem manter o bom nível do debate.

Esses tipos de perfis que acabam desestimulando a participação da maioria das pessoas.

O que fazer em reuniões tumultuadas?

Não há como mudar a ersonalidade de nenhuma pessoa. Então cabe ao presidente da mesa e responsável por conduzir a reunião, colocar limites e organizar para que a assembleia seja objetiva:

• Pontuar as questões que estão em debate;
• Dar e cortar a palavra aos que estão se manifestando;
• Colocar em votação os temas que são sujeitos a deliberação.

Uma reunião mais dinâmica motiva a participação da maioria em reuniões.

E quem não pode votar?


Muitos síndicos, assim como os inquilinos, que não possuem o direito de votar, buscam obter junto aos proprietários procuração destes para votar. O que distancia o contato do proprietário com as tomadas de decisões em reuniões.

Algumas convenções limitam o número de procurações outorgadas pelo mesmos procurador, evitando que uma única pessoa, portadora de várias procurações, possa decidir sozinho, as questões do condomínio.

Quem não pode participar das reuniões

Há pessoas que realmente não podem participar das reuniões. Por isso é aconselhável que esse condômino faça sua votação por escrito e entregue para o síndico, para que em momento oportuno, possa ler o voto.

É necessário que o condômino tenha consciência que ao participar das assembleias do Condomínio está contribuindo para a melhoria, preservação do seu patrimônio e bem-estar.

Fonte: http://www.ribeiraopretoimobiliaria.com.br

Editado por ZeRepolho

Nenhum comentário:

Postar um comentário